domingo, 5 de dezembro de 2010

Meu TCC só um pedaço "Correção"


A CRÔNICA NA REGIÃO DE CARATINGA: uma visão comparativa 1959 e 2010


RESUMO: Este documento no qual apresentamos, tem como objetivo fazer uma comparação  na região de Caratinga com o intervalo de 60 anos vamos analisar as mudanças lingüísticas e textuais de duas obras uma de Ruy Barbosa Castro Filho e outra de Eugênio Maria Gomes ambos cronistas da região , e assim poder compreender melhor a produção de crônica em nossa região.

Palavras Chave: Crônica, Comparação

A região de Caratinga tem o imenso prazer em ter em sua historia dois cronistas de trabalho tão notável, são crônicas pequenas e simples, mas de imenso valor literário, o intuito deste trabalho além da visão comparativa é de valorizar e conhecer, a raridade como a crônica de Ruy Barbosa Castro Filho e a inovação de Eugenio Maria Gomes.
A partir desse trabalho de caráter preliminar, pode-se confirmar que as crônicas por serem de tempos distintos ocorre uma diferença, pois a crônica retrata o dia a dia da sociedade sendo uma de 1959 e outra de 2010Enquanto as analises em níveis gramaticais podemos constar que a diferença maior esta no aspecto fonológico, pois,Gomes utiliza mais deste recurso, sendo característica do próprio autor, em demais níveis os dois autores se identificam. Em termos de enredo a crônica de Ruy foi criada em cima de uma reportagem de um fato já ocorrido, Gomes cria seu próprio enredo. Um cronista necessita de uma visão literária do cotidiano muito forte, ou seja, transformar problemas corriqueiros e fatos do cotidiano em literatura, o cronista tem uma sensibilidade no contato da realidade, consegue com brevidade e uma dose de lirismo expressar todos seus sentimentos em forma de literatura. Por isso deve- se cada vez mais valorizar, pesquisar e principalmente mostrar aos outros, obras tão exime de nossa região.

3 comentários:

Unknown disse...

Parabens pelo estudo e pela brilhante comparação das crônicas de Ruy Castro e Eugênio GOmes. Apenas um detalhe: Você cita "Cunha"o tempo todo, quando na verdade é Gomes. De qualquer modo parabens.
Alexandre

Prof. Eugênio disse...

Lu, recebi um e-mail do Alex, me comunicando sobre a publicação de parte do seu TCC no blog "Secretos Versos", cujo endereço está inserido na lista de sites do meu blog. Gostaria de parabenizá-la pelo blog, pelo conteúdo e pelo trabalho em relação ao paralelo entre as crônicas de 1959 e 2010. Parabens pela iniciativa e obrigado por utilizar o meu trabalho como referência para o estudo. Quanto ao nome "Cunha" no lugar de "Gomes", por mim não tem problema não, mas, pode ser, que para efeito de valorização do seu trabalho, esse equívoco deva ser corrigido. Você já defendeu o TCC? MAnde noticias e, maIS UMA VEZ, PARABÉNS!

Lu disse...

Olha me desculpe!Mas erro já foi corrigido, obrigado pelos elogios,não se preocupe pois no Tcc coloquei certinho foi só um rascunho!!!!!!!! beijinhos!Tudo de bom!