segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Andre Matos - Eagle Fly Free (Clássicos do Rock 2010)




Andre Coelho Matos (São Paulo, 14 de setembro de 1971) é um maestro, compositor,arranjador, orquestrador, cantor lírico e popular (com tessitura vocal de tenor lírico leggero),multi-instrumentista (piano e teclado) e letrista brasileiro, em cujo currículo profissional ainda constam a experiência como professor de técnica e interpretação vocais e inclusive um trabalho como ator melodramático.
Ex-vocalista das bandas de symphonic power metal e heavy metal brasileiras Viper, Angra e Shaman, das quais foi um dos fundadores e onde também atuava como um dos compositores, arranjadores, orquestradores, instrumentistas e letristas, está em carreira solo desde outubro de 2006.
Em 14 de setembro de 2006, é lançado o site oficial do músico. Em outubro sai uma nota divulgada pelo baterista Ricardo Confessori sobre o fim do Shaman. Dias após, os demais músicos se pronunciam oficialmente através de uma carta aos fãs.
No entanto, foi feita uma apresentação surpresa durante o evento Live N' Louder Rock Fest dia 14 de outubro de 2006 com os ex-integrantes do Shaaman: Andre Matos, Hugo Mariutti, Luis Mariutti e Fábio Ribeiro, além do baterista Rafael Rosa (sendo o mesmo substituído logo após por Eloy Casagrande) e do guitarrista Andre Hernandes. Dias depois, é divulgado no site oficial de Andre Matos que essa banda é, de fato, o projeto solo do músico. Posteriormente, é colocada para download no site oficial do músico a faixa "Rio", primeiro single da nova banda. O festival Live 'N Louder é organizado por Paulo Baron, que já fora empresário do Shaman durante os discos Ritual e RituAlive, após o sucesso rápido mesmo foi posto de lado pela banda, quando assinaram contrato com a gravadora Universal. Em 22 de Agosto (2007), Andre Matos lança seu disco Time to Be Free no japão e em 11 de dezembro (2007) é lançado no território brasileiro.
Segundo entrevista dada à revista Rock Brigade n° 26, de Fevereiro/Março de 2008, foi-lhe perguntado: "Como você encara essa empreitada? É um projeto, é uma banda com o seu nome, o que é?" Andre disse o seguinte: "Eu abomino a palavra projeto. Projeto é aquela coisa que dá idéia de um disco só..."
Dia 26 de Agosto (2009) Andre Matos lança seu segundo trabalho solo, intitulado Mentalize no japão, sendo lançado no Brasil pela gravadora Azul Music no dia 15 de Setembro (2009).


Nenhum comentário: