domingo, 21 de novembro de 2010

Conto chato nunca acha nada!

A peculiaridade de mandar os alunos analisar um conto tão ruim é muito grande, e fora que não conseguimos achar nada  na internet fiz essa analise não sei se e boa não mas já é algo né, bom aproveito.

Incrível Meu Reino
De Elias José


Analise de Personagens

Protagonista Homem Azul atração de um circo pai de família “..não tinha direito de ficar presos ao circo, à esposa esposa, à filhinha.”.Um personagem redondo, com características psicológicas muito interessante. “Estranhamente me olham e isso me assusta mais. Por que todos esses olhos, meu Deus? O que fiz? Agora me prendem o que será de Rosa e Luisinha?” O personagem pergunta ao seu sobre o fato que esta vivendo tentando achar uma explicação para seus problemas. O interessante que todos os fatos ocorrem por uma característica física, “Talvez estejam encantados pelo azul de minha roupa, de meus cabelos longos. Talvez seja a cruz  em meu pescoço..”
Luisinha e Rosa são personagens que aparecem somente na fala do autor durante o conto inteiro “Se Rosa estivesse comigo, se Luisinha estivesse, eu não teria medo de toda essa multidão que me olha. Precisava tanto de Rosa, de Luisinha, das mãos  das duas, é Rosa quem me sustenta no trapézio, precisava...” o personagem principal deixa bem explicito o amor por esses dois personagens. Existem também personagens secundários como  Maria  que tem um dialogo com seu marido José “-É ele José só pode ser ele” e “- Não há esperança nenhuma, somos malditos, Maria.” Os dois personagens inicialmente em um dialogo comentem obre o Homem Azul.
Os outro personagens são Senhora, Senhores, repórteres de televisão, o rei  e alguns doentes que são secundários tornam  o conto  mais dinâmico.

Analise do foco Narrativo

O narrador é protagonista e fala sobre si “Talvez estejam encantados pelo azul de minha roupa, de meus cabelos longos. Talvez seja a cruz em meu pescoço..” fala sobre seus sentimentos perante a situação “Nem sei onde deixei a coragem que em ajuda todas as noites. Choro e muita coisa...”. Outros personagens entram com pequenas participações e ajudam a contar a historia “Incrível, realmente inacreditável, senhoras e senhores! Vocês estão vendo todo mundo inteiro esta vendo..” o repórter contando. “-É ele só pode ser ele.” Conta Maria. “- Vamos embora Maria não demora muito todos  perderao a cabeça e serão massacrados no meio de tanta gente” conta José